"Diz-me e eu esquecerei;
ensina-me e eu lembrar-me-ei;
envolve-me e eu aprenderei."
(autor desconhecido)

domingo, 16 de novembro de 2008

Educar a Distância

As novas tecnologias trouxeram novas formas de ensino. O ensino deixou de ser apenas presencial, passando a poder ser feita a distância, ou ainda, numa combinação ensino presencial com ensino a distância.
A educação a distância permite que o processo de aprendizagem ocorra sem a presença física do aluno e professor e num ambiente informal.
Para este ensino se concretizar, é fundamental o acesso a um computador ligado à Internet. O professor e aluno encontram-se interligados através do mesmo, há uma separação física e temporal entre os mesmos. O papel do professor deixa de ser apenas de um “transmissor de dados” para assumir um papel de supervisor, animador e incentivador dos alunos no processo de aprendizagem. Este é um modelo de ensino/aprendizagem mais eficaz com adultos, pois estabelecem os objectivos, com maior grau de responsabilidade e dominam melhor o processo de aprendizagem, com autodisciplina e auto-organização. É considerada como a geração da aprendizagem flexível e inteligente. E é fomentada com a relação professor aluno descrita atrás.
“A educação a distância não é uniforme nem fácil” para se conseguir a uniformização necessária, todos os cidadãos devem ter meios de acesso à Internet, computadores. Com o aumento de afluência de alunos, também será necessário prestar mais formação a professores e profissionais envolvidos, valorizando a importância da aprendizagem ao longo da vida. No entanto, a aprendizagem pode-se efectivar em todas as circunstâncias, quer o indivíduo esteja on line ou não, em qualquer lugar, sozinho ou em grupo.
Educar para as novas tecnologias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas educacionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade sem mudarmos o essencial.
Actualmente, a educação esta a passar uma fase de transição do ensino convencional, feito na sala de aula com todos presentes, para o Ensino a Distância que permite mobilidade, desde que haja um computador com acesso à Internet. O futuro aposta numa educação adaptada a todos e não numa educação que possa excluir as minorias.

Sem comentários: