"Diz-me e eu esquecerei;
ensina-me e eu lembrar-me-ei;
envolve-me e eu aprenderei."
(autor desconhecido)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Blog - ferramenta educativa

Na era das tecnologias professores e alunos dispõem de novos recursos às praticas educativas.
O blog pode ser considerado como uma ferramenta de interacção entre alunos professores que utilizam o computador como um "cordão umbilical" que os mantém ligados ao mundo.

É através do blog que podem partilhar conhecimentos com os seus pares. É um canal que está sempre disponível e que o seu uso pode ser visto de igual forma ao uso de chats, msn e canais de comunicação. Onde o conhecimento é postado pelo criador e desenvolvido/respondido ou comentado pelos visitantes do mesmo.

O blog na escola pode ser um contributo à consolidação do conhecimento, através da aproximação de alunos e professores permite a reflexão dos conteúdos, a liberdade de expressão visto cada um contribuir com comentários às mensagens iniciais.

O blog permite um acompanhamento por parte dos adultos, logo os riscos de exposição na internet estão "controlados".

Sem comentários: